17 de set. de 2013

Noticias

Pibid da Uespi vai dobrar número de bolsistas em 2014

O programa tem por objetivo valorizar o magistério, apoiar e incentivar os estudantes das graduações de licenciatura plena.

UESPIO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) espera chegar a 600 bolsas em 2014. O Pibid, atualmente, funciona em seis campi da universidade e conta com 244 bolsistas.
O programa tem por objetivo valorizar o magistério, apoiar e incentivar os estudantes das graduações de licenciatura plena. “O programa permite colocar o aluno em contato com as escolas estaduais, possibilitando também que ele treine novas técnicas, produza material e participe de eventos. O Pibid permite que os alunos se entusiasmem pela carreira de professor”, explica a professora e coordenadora institucional do programa na Uespi, Francisca Lúcia.
O programa funciona nos campi de Teresina, Campo Maior, Parnaíba, Floriano e Picos, com abrangência de 15 cursos de licenciatura. “Esperamos continuar levando o Pibid para mais alunos, por entender a importância do programa. A meta é que para o edital de 2014 consigamos chegar a 600 bolsas”, relata Francisca Lúcia.
Com pouco mais de dois anos de atuação, o programa já contribuiu na vida de muitos alunos. Joseleide Taila Sousa, de 21 anos, que faz o curso de licenciatura plena em Química, no campus Torquato Neto, participa do programa desde o início e afirma ter ampliado sua visão.
“A minha visão sobre a licenciatura mudou, ter experiência e ficar mais próxima do aluno foram coisas que motivaram muito. Já apresentei quatro trabalhos e, nas escolas, tenho percebido que podemos formar profissionais para o futuro”, disse Joseleide.
Além dos alunos, o programa também abrange professores e supervisores. Os cursos de História, Geografia, Química, Física, Biologia, e os cursos de Letras Português, Inglês e Espanhol, são alguns dos englobados pelo programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário