22 de mai. de 2014

Motoristas mantêm greve na capital do Piaui

Os motoristas não aceitaram a proposta de 7,5% do Setut e decidiram manter a greve que começa a partir de zero horas desta sexta-feira, 23. Na segunda rodada de negociações realizada na tarde desta quinta-feira, 22, empresários e trabalhadores não chegaram a um acordo no discídio coletivo realizado no Tribunal Regional do Trabalho, na 22ª Região, do Piauí. O presidente do TRT da 12ª região, desembargador José Meton Filho, fez a proposta de reajuste de 7,5% para cobradores e motoristas e a antecipação da data base para janeiro de 2015.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (Setut) Herbet Miúra, afirmou que o sindicato patronal aceita a proposta do presidente do TRT. O presidente do Sindicato dos Motoristas Rodoviários do Estado do Piauí, Francisco das Chagas, informou que infelizmente já não há mais tempo de convocar uma nova assembleia e a categoria decidiu que o menor valor seria de 10%, por isso, está mantida a greve dos motoristas e cobradores, a partir de zero hora desta sexta-feira, 23. “Infelizmente essa reunião poderia ter ocorrido ontem, porque daria tempo para convocar a categoria para uma nova assembleia, agora não dá mais.”, falou Francisco das Chagas. O presidente falou que se sair uma proposta boa, o sindicato se compromete de parar a categoria, mas circulando 50% da frota dos ônibus e realizaria uma assembleia nesta sexta-feira e acabaria a greve.
Na praça do Fripisa, o representante da Strans, Vinícius Rufino, fala como os problemas serão minimizados. “A gente está cadastrando veículos alternativos na sede da Strans. Se o interessado tiver um veículos, ônibus ou van, pode nos procurar para uma vistoria do veículo e, em seguida, o recebimento de uma ordem de serviços” "Vamos fazer de tudo para amenizar a dificuldade do usuário" Aproximadamente 100 transportes alternativos já estão cadastrados, disse ele. Na última greve foram cadastrados 200 veículos, “essa meta nós pretendemos alcançar ainda hoje”.
O transporte para ser cadastrado dever um formato de de transporte com 16 assentos para passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário