Dados divulgados pelo Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi) mostram que nos últimos dois meses foram registrados 99 homicídios no estado. Teresina foi a cidade com o maior número de assassinatos. O número dado pelo sindicato é a soma dos crimes ocorridos nos meses de maio e junho deste ano. O levantamento mostra que o mês passado foi o mais violento, com registro de 56 casos, enquanto no mês de maio o total foi de 43 desses crimes.
Segundo o levantamento, no mês de maio foram registrados 22 homicídios em Teresina e 21 aconteceram no interior do estado. Já no mês de junho, foram 31 casos na capital e 25 no interior do estado. Desta forma a cidade de Teresina foi a mais violenta com registro de 56 homicídios em dois meses, contra 43 ocorridos nas outras cidades do Piauí.
De acordo com a pesquisa, em cerca de 60% dos crimes o instrumento usado para tirar a vida da vítima foi a arma de fogo, com 59 casos contra 32, onde foram utilizadas armas brancas, como faca, facões, punhais, dentre outros. Já os crimes praticados com a utilização de outros meios, principalmente espancamento e estrangulamento somaram oito casos.
Para o presidente do Sinpolpi, Cristiano Ribeiro, o que chama mais atenção nos dados é o fato das vítimas serem reincidentes do mundo do crime. “Quase na totalidade dos casos, os homicídios são motivados por rixas entre vítima e agressor, que envolvem o tráfico de drogas. Esses também são reincidentes e tem ficha criminal”, disse Cristiano.
O relatório aponta ainda que 31 das vítimas se encaixam nesse perfil: são detentos, ex-detentos, assaltantes, traficantes e adolescentes que já tiveram internações por determinação judicial.
Com relação a distribuição dos assassinatos por região da capital, a Zona Sul de Teresina continua sendo a que mais registrou homicídios. Nos meses de maio e junho, foram totalizados 20 homicídios só nesta região, sendo que na Norte foram 14 mortes, na Leste 11 homicídios e na Sudeste, oito casos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário