21 de jul. de 2014

Problemas de escolas municipais são motivo de varias denuncias.

Alunos e professores reclamam da falta de estrutura das escolas públicas.
Especialista em política educacional diz que situação afeta aprendizagem.

Os problemas estruturais nas escolas públicas estaduais de Teresina mais uma vez foram destaque no neste portal, desta segunda-feira (21). A direcão deste portal recebeu denúncia que duas escolas, uma na Zona Norte e a outra na Zona Sul de Teresina, apresentam problemas desde o calçamento até a falta de iluminação dentro das salas de aula(vídeo ao lado). Para o pesquisador em política educacional, Willians os problemas estruturais afetam negativamente a concentração dos alunos, dificultando a aprendizagem e até mesmo as orientações dos professores.
saiba mais
  • As escolas são alvo de arrombamentos constantemente na capital.(PorttalLivre.com)
As escolas são o Centro Estadual de Educação Profissional Henrique Couto e a Unidade Escolar Desembargador Vaz da Costa. Nelas, os banheiros não possuem higienização adequada; as paredes, janelas, portas e os calçamentos estão quebrados e outro risco são as diversas infiltrações e a exposição da fiação elétrica. Além disso, a área externa das escolas está praticamente coberta por matagal. A própria diretora do Henrique Couto, Maria de Lourdes Alves, comentou que não fica na sala da diretoria porque tem medo do teto desabar. "Eu tenho medo de ficar aqui e o teto ceder. Só fico na sala quando tenho que receber alguém”, disse.

Também falta estrutura nas quadras de esporte. "Toda vez que a gente vai jogar alguém sai com o pé cortado, dedo sangrando. Sai todo machucado, disse Pedro Medeiros. Com relação à ausência de refrigeração na sala de aula, a aluna Kanandra Vieira confessa que agradece quando as aulas de meio-dia não acontecem. “É calor de mais. Às vezes, nós temos aula até meio-dia, meio-dia e meia, que é a hora que fica mais quente. Tem momento que a gente dá graças a Deus por ter que ir embora”.

A Secretaria de Educação do Estado informou que a escola Vaz da Costa, no bairro BUENOS AIRES, está com reforma programada para iniciar, mas aguarda a transferência dos alunos para a Unidade Escolar Cristino Castelo Branco, que já está com a estrutura adequada para recebê-los. Ainda segundo a Seduc, os dois prédios serão unidos para se tornarem um centro integrado de ensino, ficando a parte pedagógica no prédio da Unidade Escolar Cristino Castelo Branco, e a Escola Vaz da Costa com a parte de laboratórios, quadra coberta e vestiários.

Quanto a Unidade Escolar Henrique Couto, que fica no bairro Monte Castelo, Zona Sul de Teresina, a reformulação da rede elétrica já foi concluída e um estudo vai ser feito para que a reforma estrutural do prédio possa ser feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário