O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou o resultado da investigação sobre um acidente no qual o pneu do trem de pouso dianteiro estourou, fazendo com o mecanismo fosse recolhido sem o acionamento do sistema pelo piloto, fato ocorrido no dia 26 de agosto de 2013. O documento afirma que pilotos e aeronave estavam documentados e em perfeito estado de voo, e que rachaduras na pista de pouso po“Foi observado que a
No tópico cinco do relatório, intitulado “ações corretivas, o Cenipa afirma que orientou a administração do aeroporto, bem como sua coordenadoria de segurança operacional, quanto ao risco oferecido pela situação em que se encontra a cobertura asfáltica da pista. “Precisamente no que tange à iminente possibilidade de soltura de fragmentos e posterior ingestão dos mesmos pelos motores das aeronaves”, diz o tópico.
Por fim, o documento recomenda ao operador do aeroporto, “que se adote as medidas necessárias para a recuperação das condições da pista de pouso e decolagem, com a maior brevidade possível, particularmente no que se refere à sua cobertura asfáltica”, finalizou o relatório.
Sobre as recomendações do Cenipa, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) esclarece que a pista do Aeroporto de Teresina está homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber pousos e decolagens de aeronaves. Além disso, a Infraero informou que realiza todos os serviços de manutenção previstos nas normas da aviação civil.
"Quanto à recomendação do Cenipa, a Infraero destaca que já fez licitação para contratar os serviços indicados no relatório e que, no momento, a empresa está definindo o planejamento para execução dos trabalhos", disse a empresa por meio de nota.de ter contribuído para o recolhimento forçado do trem.
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